Será mesmo? Uma constante no mundo da tecnologia é a busca por novidades e descobertas que transformem a nossa maneira de viver. Desde a criação da fibra óptica até os dias de hoje, vemos avanços significativos e um grande ganho de velocidade nas redes que chega a ser perceptível até mesmo para o usuário final.
Com isso, uma tendência que vem ganhando cada vez mais destaque no cenário mundial é a tecnologia FTTR (Fiber To The Room), e neste artigo, vamos explorar suas promissoras tendências e também algumas possibilidades de aplicações.
Vista como a próxima fronteira da conectividade, ela é capaz de substituir o tradicional cabo de rede com suas limitações pela fibra óptica que oferece maior velocidade, estabilidade e cobertura. Remodelando a forma como nos conectamos atualmente, com o adicional de vantagens ecológicas e a promessa de um futuro mais rápido.
Mas porque usar a FTTR se temos disponíveis roteadores potentes? O Wi-Fi interno da maioria dos ambientes é coberto pelo sinal do roteador ou por conexões via cabo que têm limitações de distância e velocidade das portas LAN do roteador ou ONT. Embora o Wi-Fi de 2.4GHz possa teoricamente suportar taxas médias de 300Mbps, a interferência nessa banda de frequência pode reduzir a quantidade e qualidade de sinal entregue nos equipamentos conectados. Além disso, o sinal Wi-Fi de 5GHz não é o mais indicado para casos onde são necessárias amplas coberturas.
É aí que o conceito do cabeamento invisível surge, como uma solução totalmente óptica com o objetivo de expandir a rede e sinal em todos os cômodos de um ambiente, seja corporativo ou residencial, alcançando cobertura na ordem de gigabit em todos os pontos de instalação.
De forma simples, estamos falando de uma tecnologia que se refere à inserção de fibras ópticas em diferentes pontos de acesso em sua residência ou empresa. Imagine que a fibra óptica não estará conectada apenas na ONT principal de sua casa, mas agora chegará a todos os cômodos com baixa latência, alta velocidade e estabilidade. Esse é o objetivo da FTTR, uma verdadeira evolução na cobertura de rede interna, seja ela doméstica ou corporativa.
A instalação utilizada em uma rede FTTR é baseada em uma topologia estrela, com um elemento central/concentrador e diversos “Agents” conectados diretamente à ele via fibra óptica. A splitagem desta solução pode atingir níveis de 1:16 ou até 1:32, com até 32 “Agents” conectados diretamente ao controller.
Entre as principais vantagens dessa solução, temos a instalação facilitada com as “fibras invisíveis” nos ambientes desejados, garantindo uma potente conexão e alta qualidade em qualquer lugar. Dessa forma, mesmo em locais maiores a instalação do FTTR pode ser concluída em apenas 2 horas.
Para entender melhor assista: https://www.youtube.com/watch?v=bRjnQ55ORPE
À medida que a sociedade se volta para soluções mais sustentáveis, a FTTR destaca-se como uma opção eco-friendly. A eficiência energética e a durabilidade das redes ópticas contribuem para a redução do impacto ambiental, alinhando-se com as metas globais de sustentabilidade.
Embora possa ter um custo inicial ligeiramente superior quando comparado a solução convencional que utiliza o CAT6, ainda é financeiramente vantajoso devido às fibras ópticas que são itens mais duráveis e exigem menos manutenção. Resultando em redução de resíduos, substituições de hardware e também de mão de obra.
Destinada a remodelar a conectividade como conhecemos, essa transição de redes tradicionais para redes ópticas, entrega de alta velocidade, estabilidade e torna-se a nova norma. Isso não só impacta positivamente a experiência do usuário, mas também abre portas para inovações em setores como entretenimento, saúde e educação. Em um mundo onde temas como Internet das Coisas (IoT) estão entre as maiores tendências, a implementação da FTTR criaria o cenário de aplicação ideal.
Ao garantir uma base de conectividade sólida em ambientes como residências, escritórios e hotéis, a FTTR cria um ambiente propício para a aplicação/uso de aparelhos com IoT. Desde casas inteligentes até escritórios automatizados, a fibra óptica torna-se o alicerce dessas inovações.
Entre seus pilares está a segurança dos dados, oferecendo uma solução robusta para uma das maiores preocupações da era digital. Com a transmissão de dados via fibra óptica, os riscos de interferência e interceptação são reduzidos.
Por fim, a tecnologia FTTR não é apenas uma evolução na infraestrutura de rede, mas sim uma revolução na forma como nos conectamos e interagimos com o mundo digital. À medida que suas tendências se consolidam, podemos esperar uma transformação profunda em setores-chave, impulsionando a inovação e proporcionando experiências mais rápidas, confiáveis e sustentáveis. Estamos apenas no início dessa jornada, e o futuro com FTTR promete ser extraordinário.
E aí, ficou interessado? Envie um e-mail para contatopro@grupomulti.com.br
Nosso time de especialistas aguarda seu contato!
Uma resposta
ache interessante
vou. ler melhor