A Multi PRO te ajuda no crescimento do seu negócio com recursos que aproveitam sua própria infraestrutura
Os avanços nas redes de acesso fixo, onde acompanhamos a evolução de tecnologias xDSL chegando às atuais rede xPON seja EPON, GPON ou XGS-PON, que utilizam a fibra ótica para fornecer taxas de transmissão de até 10Gbps aos assinantes residenciais, garantem conexões de altas velocidades para que possamos desfrutar com tranquilidade de nossos serviços de streaming preferidos, jogos online com os amigos e até mesmo dar aquela turbinada na carreira com cursos e conteúdo disponíveis na internet.
Com o alto desenvolvimento das redes de acesso, às redes de banda larga acabaram evoluindo para uma rede que engloba diversos serviços, sejam eles corporativos, residenciais ou governamentais. Cada um desses tipos de serviço possui requisitos de suporte e disponibilidade distintos, como por exemplo tempos diferentes para detecção e resolução de falhas, garantia de redundância e exclusividade de recursos para serviços críticos, recursos específicos e independentes para determinados serviços ou tipos de clientes.
Nas redes atuais, toda essa diferenciação e distribuição de recursos muitas vezes é feita através da instalação, configuração e gerenciamento de produtos dedicados para cada cenário. Desta forma, existe a garantia que cenários com alta demanda por qualidade e prioridade na entrega do serviço sejam propriamente atendidos sem a interferência de outros serviços com menor nível de exigência.
Network Slicing
No entanto, esta modalidade acaba gerando subutilização dos equipamentos de redes, alto consumo energético e levando a indisponibilidades de espaço nos datacenters e POPs das operadoras e provedores. Visando resolver este problema, a linha de OLTs ZTE TITAN, nos modelos de OLTs C650 e C600, implementa a solução chamada de Network Slicing.
Assim como acontece na virtualização dos servidores, através do Network Slicing é possível dividir a OLT física em múltiplas “fatias” de rede, que são as OLTs virtuais com recursos, plano de encaminhamento, manutenção e gerenciamento independentes. Além disso, o gerenciamento das configurações de cada OLT virtual também é totalmente separado, podendo ser realizados sem impactar as demais operações.
Através dessas características, equipamentos que antes poderiam estar subutilizados poderão ser melhor aproveitados, tornando a oferta de serviços mais completa, gerando valor para os clientes, que poderão contar com os níveis de suporte e disponibilidade adequados, e também para o próprio provedor, que poderá maximizar o retorno sobre o investimento feito na OLT.
Redes Neutras
E para completar esse recurso, através desta tecnologia a implementação das redes neutras se torna possível. Ou seja, um operador neutro poderá ofertar recursos físicos das redes PON (OLT, rede ótica, gerenciamento, etc) aos provedores, que somente precisarão focar na satisfação do cliente final sem preocupações com a infraestrutura de backbone, gerenciamento de equipes de campo, entre outros. Atualmente, esta modalidade já vem sendo explorada por grandes empresas no mercado.
As principais características da funcionalidade de virtualização de OLTs da ZTE: plano de configuração, via linha de comando, independente; mecanismos de monitoramento, através de SNMP, independentes; recursos de camada 2 e 3 independentes; arquivos de configuração distintos.
Cenários de Aplicação
OLT para múltiplos serviços: Quando uma OLT processa múltiplos serviços ou diferentes tipos de clientes, um Network Slice pode ser configurado para atender os requisitos de tráfego de serviços de mesmo tipo residencial, corporativo a rede móvel para um melhor gerenciamento e controle. Quando um novo serviço é adicionado, um novo Network Slice pode ser criado para atender esta nova demanda. Neste caso, também pode ser criada uma OLT virtual específica para atendimento às redes móveis de 5G, que cada vez mais passarão a fazer parte do dia a dia das operadoras e clientes finais e demanda requisitos específicos em termos de latência, performance, jitter e throughput.
OLT para múltiplos provedores/operadoras: Os múltiplos Network Slices podem ser criados para que cada um deles seja, por exemplo, alugado para diferentes operadoras e negócios. Desta forma, cada um desses clientes poderá implementar os serviços e estruturas de operação e manutenção de acordo com sua necessidade, sem impactar na operação dos demais.
Princípios de implementação
De forma padrão, o sistema das OLTs TITAN ZTE configura o slice 0 (zero), que será responsável pela criação de novas OLTs virtuais, alocação e remoção de recursos como quantidade de VLANs suportadas, quantidades de ONTs e ONUs, portas de uplink, portas PON, entre outros.
Após a alocação de recursos, cada OLT virtual poderá ter sua própria configuração de endereçamento IP e endereços MAC, conexões independentes com sistemas de gerenciamento de rede através de SNMP, FTP, SSH, etc, além de uma base de dados própria com informações para autenticação de usuários.
A Multi PRO tem profissionais capacitados e recursos de última geração para ajudar a fazer o negócio crescer. Gostou deste tipo de conteúdo? Fique de olho em nossas redes sociais que em breve, teremos mais novidades.